Região

Com dinheiro garantido, Ponte do Costa trava na burocracia

Anunciada há um ano, obra da nova travessia que dará acesso a Piratini já tem até empresa contratada, mas ainda não passou da promessa

Dizer que ela continua firme e forte seria um exagero, já que os 82 anos suportando o vai e vem de carros e caminhões cobram seu preço e já fizeram a Ponte do Costa ser interditada ou interrompida parcialmente por diversas vezes. No entanto, ela continua lá, com seus problemas estruturais e riscos aos motoristas, como única alternativa de acesso a Piratini por via asfaltada, na ERS-702. Enquanto isso, a nova estrutura anunciada há um ano ainda não conseguiu passar dos gabinetes do governo do Estado.

Ao custo total de R$ 7,5 milhões oriundos da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) - R$ 1,2 milhão já utilizados no processo de licitação e outros R$ 6,3 milhões para a obra -, a solução para o acesso a Piratini é promessa antiga. Em 2014 chegou a ser divulgada pelo governo a reforma da atual ponte. No entanto, o compromisso não foi adiante e apenas operações tapa-buracos foram realizadas. Em agosto do ano passado, no entanto, a Secretaria Estadual dos Transportes afirmou que já dispunha do dinheiro para construir uma nova ponte, ao lado da travessia atual. O objetivo era que até julho deste ano a obra iniciasse.

Segundo o superintendente regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Jorge Antônio Oleques Júnior, apesar da empreiteira Traçado Construções e Serviços Ltda, de Erechim, já ter sido contratada, a obra ainda não começou por questões burocráticas. "A empresa já apresentou todos os documentos e eles estão em análise no Daer, que deve finalizar até o final desta semana. A partir disso poderá ser dada a ordem de início", explica.

A nova previsão, agora, é de que até o final de agosto operários e máquinas iniciem a construção. Diferentemente da existente, a nova Ponte do Costa terá duas vias e suportará até 45 toneladas (o dobro da atual), com 159 metros de comprimento.

Agora vai?
Enquanto a travessia continua existindo apenas no papel, usuários da ERS-702 e moradores de Piratini seguem dependendo da velha ponte construída em 1935. Motorista da Secretaria de Saúde do município há seis anos, Roberto Farias Garcia, 38, utiliza a ponte pelo menos duas vezes por dia devido ao transporte de pacientes para consultas em Pelotas e Porto Alegre. Por conta da situação precária da estrutura de ferro e asfalto, às vezes se vê obrigado a usar estradas alternativas, todas de chão batido. O que aumenta o tempo de viagem em até uma hora. A esperança é que desta vez, enfim, o prazo dado pelo governo do Estado seja cumprido.

"Já teve vezes em que chegamos à ponte e não dava para cruzar. Tinha pacientes com consulta marcada e o desvio pelo interior fez atrasar. Por sorte ainda deu para ser atendidos, mas a estrada é ruim e se dá um problema não tem o que fazer", conta.

Manutenção na rodovia
De acordo com o superintendente do Daer na região, a partir desta semana serão feitas ações de manutenção na Ponte do Costa, com troca de chapas metálicas desgastadas e reparos nos buracos. Oleques Júnior também comprometeu-se a concluir a sinalização dos 34 quilômetros da rodovia que dá acesso a Piratini, com pintura do asfalto, colocação de tachões e novas placas. O prazo para término dos serviços é de dez dias.

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